SUSTENTAR O CORPO, ALENTAR A ALMA,ALIMENTAR O PRAZER, DIVERTIR-SE À MESA OU SIMPLESMENTE COMER.... SEJA QUAL FOR A SUA ESCOLHA ALIMENTE-SE COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novidades e fórmulas para emagrecer

A cada mês a indústria traz alternativas de compostos para emagrecimento e as pessoas cansadas por buscar o corpo perfeito se deixam iludir com estes modismos.
Não estou criticando aqui os produtos que podem e efetivamente auxiliam na perda de peso, mas sim a forma como as pessoas em um momento de fragilidade se deixam envolver e consomem estes produtos muitas vezes sem a orientação adequada de um profissional e não modificam seu comportamento alimentar.

O comportamento alimentar é multidimensional, pois inclui, além dos componentes físicos – os próprios alimentos e os órgãos dos sentidos responsáveis pela capacidade de percepção sensorial, uma ampla gama de disposições psíquicas e culturais que influenciam as práticas alimentares e a própria percepção dos alimentos.
A educação no campo da nutrição explica como o corpo recebe e aproveita alimentos para serem metabolizados. O significado de educar contextualiza uma dimensão maior. Educar, do latim, significa “alimentar”, “nutrir” (Educare, 2004). Nota-se, portanto, a existência de uma aproximação importante e profunda entre educação e nutrição. Para Rousseau, filósofo do século XVIII, (1973), a palavra educação tinha sentido diferente comparado à época contemporânea - educação significava alimento. Os banquetes sinalizavam uma condição de “sociabilidade”
Neste contexto não podemos deixar de pensar que os sabores são tão fundamentais para nossa vida que é preciso, sim, fazer de tudo para preservá-los. Inclusive quando queremos emagrecer!
Comer, comer com prazer, saborear cada alimento. Tudo o mais, assim passa depressa e ganha novos sentidos.
Portanto, se não houver mudança de comportamento não haverá manutenção de peso.