SUSTENTAR O CORPO, ALENTAR A ALMA,ALIMENTAR O PRAZER, DIVERTIR-SE À MESA OU SIMPLESMENTE COMER.... SEJA QUAL FOR A SUA ESCOLHA ALIMENTE-SE COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA

domingo, 1 de agosto de 2010

Refrigerantes: como e quando ingerir?

Os refrigerantes são bebidas que contém gás e excesso de sódio que acabam colocando o sucesso do regime em risco. O problema é que mesmo nas versões menos calóricas, os refrigerantes se tornam uma ameaça quando consumidos em doses excessivas. O gás expande o estômago,e o Sódio retém líquido.
Refrigerante Zero, diet, light..... todos chegaram como uma alternativa para os aficionados pela bebida que encaram a dieta. São diversas variações que não apresentam nenhuma quantidade de açúcar, sugerindo riscos mínimos para o regime. Por outro lado, todos confundem muitas pessoas na hora da escolha certa.
Então, será que eles estão liberados mesmo?


Refrigerante na refeição:
Já não é novidade que beber enquanto comemos, não ajuda em nada no regime e quando o assunto é refrigerante o perigo aumenta.
"A ingestão de líquidos, principalmente gasosos, dilata o estômago dificultando a digestão e fazendo a sensação de fome reaparecer em poucos minutos". É aí que o perigo aparece e a ingestão maior de alimentos aumenta. "Logo depois do almoço já estamos morrendo de fome, já que não ficamos satisfeitos com a refeição, apesar de termos a impressão de estômago cheio, graças a ingestão da bebida gasosa". "Dessa forma, abusamos dos petiscos e também comemos mais na refeição seguinte".
Zero, diet ou light?
Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio, oferecendo riscos para saúde e para o regime.
"Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar". "O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo.

Uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio).

Ocasiões especiais
O verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. "Tomar um copo de refrigerante em um aniversário, por exemplo, não é o fim do mundo. O problema são as pessoas que ingerem, no mínimo, três copos por dia. É ai que os riscos aparecem".
Mas, se você acha impossível se alimentar sem colocar nada líquido na boca, a nutricionista dá a dica. "O ideal é não beber nada, ou então optar pelos sucos naturais ou néctar de frutas, principalmente cítricas, porque auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes, e de preferência sem açucar, ou ingerir água, que não tem calorias e não engorda"