SUSTENTAR O CORPO, ALENTAR A ALMA,ALIMENTAR O PRAZER, DIVERTIR-SE À MESA OU SIMPLESMENTE COMER.... SEJA QUAL FOR A SUA ESCOLHA ALIMENTE-SE COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Não consigo emagrecer... o que estou fazendo de errado?

A busca pelo peso magro muitas vezes nos faz querer enganar a fome. Quando decidimos emagrecer ficamos horas sem nos alimentar, pulamos algumas refeições do dia, diminuímos drasticamente a quantidade de comida ou até mesmo passamos a comer salada, sopas “barrinhas” e... 1 copo dágua no lugar do alimento, para tentar emagrecer.
Estas atitudes fazem com que o efeito seja contrário e precisam passar bem longe do seu regime, para que você garanta muitos quilos a menos sem prejudicar sua saúde e seu metabolismo.
1- Pular refeições adianta?
Saiba que essa é uma das piores atitudes que uma pessoa pode cometer quando o assunto é perder peso e manter a saúde em dia. Desta forma você retira nutrientes essências do corpo e ainda colabora para que ele trabalhe menos gastando menos energia e armazena uma quantidade grande de gordura e acaba ficando com uma necessidade enorme de comer. E com tanta fome, claro, acaba comendo muito mais que o necessário.
2- Não vou tomar o café da manhã: esta é uma boa opção?
Esta é a hora mais fácil de deixar de lado a comida. Na maioria das vezes as pessoas acordam sem sentir fome . Esta atitude resulta em mais de quatro horas sem se alimentar, o que pode resultar em lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios em alguns casos mais graves. Se você é aquele que insiste em em tornar o almoço a primeira refeição do dia, está expondo o organismo a mais de doze horas em jejum ocorrendo a redução da quantidade de energia que gastamos ao longo do dia, fazendo com que a eliminação de gordura do corpo caia pela metade".
3- Sucos,torradas,sopas,saladas e barrinhas.....vou emagrecer?
Se esta é a primeira idéia que vem à sua cabeça na hora de começar um regime, melhor desistir antes que o ponteiro da balança comece a subir. "As pessoas acreditam que uma alimentação recheada com muita torrada e com muito suco natural ajuda na redução de peso, mas isso não é verdade, já que o suco natural também apresenta um numero elevado de calorias, sem dizer que a torrada apresenta a mesma quantidade de calorias que um pão comum, mas quase nenhum nutriente.
4- Trocar uma refeição completa por beliscos durante o dia: O que acontece?
Comer um biscoitinho aqui, uma fruta ali, um copo de suco acolá ..... Com esta atitude fazemos com que, aos poucos, as reservas do organismo se esgotem, logo vem a queixa de muita fome por volta das 16, 17 horas. O que ocorre então? Devoramos tudo que vem pela frente e invariavelmente escolhem o pão, a bolacha , o doce . Estes, são alimentos que preenchem este espaço vazio rapidamente, mas também saciam rapidamente, fazendo com que você sinta fome 1 hora após ingerí-lo. Por isso, acabam engordando muito mais do que se realizassem uma refeição completa e equilibrada. O que emagrece de verdade é uma alimentação saudável l e balanceada".
5- Diminuir drasticamente a quantidade de alimentos , é uma maneira fácil de emagrecer?
Se você acha que mudar de uma hora para a outra a quantidade de alimentos consumidos por dia vai fazer efeito, está na hora de refazer esse pensamento. "Reduzir radicalmente a quantidade de alimentos prejudica o bom desempenho do regime, já que o corpo se sente fraco e o metabolismo fica muito mais lento, fazendo com que a perda de calorias e de gordura seja muito menor.
6- Posso controlar-me de 2a. à 6.a feira e no final de semana liberar geral?
Seguir o cardápio da dieta à risca durante a semana e nos finais de semana você se presenteia deixando a dieta de lado com a idéia de recompensa é uma atitude enganadora! Ao deixar toda a consciência do menu saudável de lado para se deliciar nos fins de semana, você acaba subestimando a importância que os alimentos têm para a sua saúde e, além disso, da influência deles no processo de emagrecimento. Optando por frituras, doces e bebidas alcoólicas em exagero , é de se esperar que o excesso de calorias ocorra. O resultado? Tudo que consegui diminuir na balança é recuperado.
Dica:
Quando você está sendo bem orientado e tem um plano alimentar adequado ao seu perfil não é necessa’rio fazer dieta e deixar de comer o que você gosta .Esta é a melhor maneira de conseguir emagrecer e manter-se magro. Como fazer isso? Bem aí a conversa é outra. Você precisa de um profissional para lhe orientar.