SUSTENTAR O CORPO, ALENTAR A ALMA,ALIMENTAR O PRAZER, DIVERTIR-SE À MESA OU SIMPLESMENTE COMER.... SEJA QUAL FOR A SUA ESCOLHA ALIMENTE-SE COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SUPLEMENTOS- UM JOGO DE RIVAIS

O CONSUMIDOR DE SUPLEMENTOS, ÁVIDO POR REPOR O QUE PERDE NA CORRERIA DO DIA A DIA, E DEIXAR O CORPO "SAUDÁVEL", FAZ GRANDES INVESTIMENTOS, E NEM SEMPRE O RETORNO É O ESPERADO.
O QUE ACONTECE?
Na dinâmica da digestão, não basta ingerir o nutriente e esperar que faça efeito, porque cada organismo responde de um jeito diferente.
O corpo tem que estar em condições de aproveitar tudo o que as cápsulas oferecem e isso depende de fatores biológicos diferentes,capazes de interferir na porporção entre aquilo que ingerimos e o que será assimilado e utilizado pelo organismo: Isso é o que chamamos de biodispponibilidade.
Existe uma grande oferta de suplementos vitamínicos e minerais no mercado.

Quando utilizar o suplemento?

O melhor caminho para obter os nutrientes essenciais á saude é por meio de uma alimentação balanceada e variada.
Mas, há momentos em que a alimentação torna-se insuficiente, e assim o uso de suplementos é benéficoe recomendado para que as necessidades nutricionais sejam garantidas.
Sito aqui alguns exemplos:
1- situações clinicas com aumento das necessidades nutricionais,
2- gestantes,
3- alergicos,
4-dieta rigorosa para perda de peso,
5- atletas e atletas recreacionais,
6- como coadjuvantes da estética e do envelhecimento,
Enfim, uma infinidade de situações que requer a suplementação, porém sempre associado ao plano alimentar individualizado.

Para saber como aproveitá-los de forma a trazer o resultado esperado, procure o nutricionista apto e capacitado para este fim.

domingo, 8 de agosto de 2010

Miojo é prático. Mas cuidado ao oferecer aos seus filhos!

No dia a dia, correria, trabalho, casa e filhos, buscamos formas rápidas e práticas de nos alimentar e preparar a refeição de nossas crianças.
Quando falamos de macarrão instantâneo, devemos nos preocupar, pois além de ser pré-frito e por isso conter alto teor de gordura (e de péssima qualidade),um pacote de macarrão instantâneo contém 80% do sódio necessário para um adulto e ultrapassa a quantidade de sódio apropriada para crianças em um dia. Você deve estar pensando,tudo bem, mas ele é prático e rápido de preparar!
Mas pensem comigo: o macarrão normal é rápido e fácil de fazer, concordo, e se você comprar o macarrão de arroz fica mais rápido ainda pois cozinha em cerca de 8 minutos ao invés dos 15 minutos normais do macarrão de trigo. Faça um molho de tomate natural com cenoura ralada ou outros legumes e tempere com pouquíssimo sal e muitas ervas (orégano, alho, cebola, tomilho, sálvia, pimenta ou outros de sua preferência). Assim, você preparou esta receita nos mesmos 15 minutos que levaria para preparar o macarrão instantâneo,não "vicia" o paladar do seu filho com sal e ainda previne doenças futuras como hipertensão e outros problemas cardiovasculares. Pense nisso!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Programas de Alimentação e Nutrição

A Nutricionista Carla Z. de Almeida desenvolveu programas de aconselhamento e ensino de conceitos e práticas nutricionais, a fim de melhorar a qualidade de vida e saúde de uma pessoa e/ou grupo de pessoas, dos quais o você pode optar pelo que mais atende suas necessidades.

Programas:
1- Praticantes de atividade física e esportistas (ginastas, nadadores ,jogadores de tênis,...).


2- Gestantes:


3- Nutrição e estética:


4- Adolescentes:



5- Modelos e Bailarinas


Para maiores informações entrar em contato:
e-mail: nutrialmeida.carla@gmail.com ou pelo telefone ( 048) 3433-6490(deixe seu recado na secretária eletrônica ou cel: 048-99249765

domingo, 1 de agosto de 2010

Refrigerantes: como e quando ingerir?

Os refrigerantes são bebidas que contém gás e excesso de sódio que acabam colocando o sucesso do regime em risco. O problema é que mesmo nas versões menos calóricas, os refrigerantes se tornam uma ameaça quando consumidos em doses excessivas. O gás expande o estômago,e o Sódio retém líquido.
Refrigerante Zero, diet, light..... todos chegaram como uma alternativa para os aficionados pela bebida que encaram a dieta. São diversas variações que não apresentam nenhuma quantidade de açúcar, sugerindo riscos mínimos para o regime. Por outro lado, todos confundem muitas pessoas na hora da escolha certa.
Então, será que eles estão liberados mesmo?


Refrigerante na refeição:
Já não é novidade que beber enquanto comemos, não ajuda em nada no regime e quando o assunto é refrigerante o perigo aumenta.
"A ingestão de líquidos, principalmente gasosos, dilata o estômago dificultando a digestão e fazendo a sensação de fome reaparecer em poucos minutos". É aí que o perigo aparece e a ingestão maior de alimentos aumenta. "Logo depois do almoço já estamos morrendo de fome, já que não ficamos satisfeitos com a refeição, apesar de termos a impressão de estômago cheio, graças a ingestão da bebida gasosa". "Dessa forma, abusamos dos petiscos e também comemos mais na refeição seguinte".
Zero, diet ou light?
Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio, oferecendo riscos para saúde e para o regime.
"Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar". "O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo.

Uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio).

Ocasiões especiais
O verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. "Tomar um copo de refrigerante em um aniversário, por exemplo, não é o fim do mundo. O problema são as pessoas que ingerem, no mínimo, três copos por dia. É ai que os riscos aparecem".
Mas, se você acha impossível se alimentar sem colocar nada líquido na boca, a nutricionista dá a dica. "O ideal é não beber nada, ou então optar pelos sucos naturais ou néctar de frutas, principalmente cítricas, porque auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes, e de preferência sem açucar, ou ingerir água, que não tem calorias e não engorda"